terça-feira, 22 de outubro de 2013

1.1. História da violência

Na natureza, a violência é luta seletiva para a sobrevivência. É a aversão extrema que certos animais provocam para dividir o espaço equitativamente. No combate animal, atinge sua amplitude máxima quando visa assegurar uma distribuição regular de território e se opera, também, na reprodução dos indivíduos mais vigorosos que perpetuam a espécie.
Parece ser congênita na trajetória do homem. No poema de John Milton, em Paraíso Perdido, revela a maldição de Deus ao fratricida Caim, pois esta guerra simboliza o primeiro assassinato, com a perda do Paraíso. A dificuldade de conviver com outros, a intolerância com as diferenças, exclusão social e práticas de atos cruéis estão presentes sempre e são de conhecimento público. No fundo, a agressividade humana não é de todo má, porque seria prejudicial tentar eliminar os impulsos agressivos com os quais atacamos e vencemos os problemas.
Internacionalmente, a violência encontra representação quase que em toda a obra de Fiodor Dostoievski e Frank Kafka, ilustrando um tipo de violência psicológica, peculiar em O Processo (Der Prozeß, 1925). Ernest Hemingway é apenas um dos escritores a publicar obras sobre guerras, conquanto seu ‘Por quem os sinos dobram’ (For Whom the Bells Tolls, 1940) seja um bom retrato de um conflito real, a guerra civil espanhola. Jorge Amado em ‘Capitães de Areia’ (1936), mostra com ternura a violência de um grupo de meninos abandonados nas ruas de Salvador; em Jubiabá (1935), Graciliano Ramos mostra a trajetória de Antônio Balduíno, menino de rua que pratica atos criminosos menores, boxeador, assassino (quando ‘o olho da piedade vazou’), vagabundo e finalmente grevista, que aprende o caminho da razão justamente quando confrontado com a violência política.
Mas é Graciliano Ramos que, na literatura do Brasil, se compara a Dostoiévski na presença constante da violência. Suas obras trazem quase invariavelmente o conflito do homem que sofre alguma restrição, alguma coação ou alguma rejeição social, econômica ou cultural e tenta inutilmente reverter esse quadro. Em seus livros de memórias, como Infância (1945) e Memórias do Cárcere (1953) Graciliano documenta sua própria convivência com o mundo violento e cruel.
O livro Angústia, de Graciliano Ramos (1936) gira em torno de um assassinato, justificado pelo narrador-protagonista como necessário e impositivo. O crime perturba definitivamente o criminoso, antes e depois do ato propriamente dito: antes, nas constantes paranóias sobre enforcamento, e depois, na convalescença de um mês e na necessidade de escrever o livro para exorcizar-se, eximir-se da culpa.
O cinema é um veículo que tem uma grande infiltração mundial. Muitos filmes apresentam cenas de extrema e exagerada violência, e as crianças assistem sem ter ainda discernimento para julgar o certo. A vida humana é por vezes tratada como algo banal. Existem diversos relatos de contraventores que, ao praticar seus maldosos atos, se inspiraram nos personagens considerados heróis. Trata-se também de um tipo de violência cultural, na medida em que são estabelecidos novos valores incompatíveis com a conduta humana.
 A televisão tem sido tema de muita discussão em relação às cenas de violência realísticas. Programas que reproduzem a realidade em toda sua crueza; o terremoto no Japão em tempo real. Muitas vezes, quase simultaneamente, expõem em suas programações, nos telejornais, nas telenovelas e seriados, o retrato mais difícil. A grande infiltração dos  programas televisivos em todos os lares pode rapidamente banalizar e difundir alguns dos tipos de violência. Vivemos ano passado a crueldade do atirador que atacou os alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. Quando criança,  sofreu bullying na escola e, mais tarde, já adulto, na sua insanidade, resolveu se vingar de todos na escola. Com os depoimentos dos alunos depois do incidente vimos que as crianças, mesmo chocadas, começam a achar normal morrer, matar, e já faz parte da sua vivência uma realidade bem triste.
A agressividade existe em todos os lugares, muito praticada entre esportistas e entre torcedores de determinadas categorias. Ressaltamos os diversos esportes que são considerados violentos, tais como: boxe, futebol,  rugby, entre outros. Na copa do mundo de 2010, o jogador de futebol francês Zidane, ao sofrer uma ofensa verbal, agrediu fisicamente outro jogador em pleno jogo da final, demonstrando uma atitude não adequada aos esportes. Acontecimento como este chamamos de violência planejada. Para que a violência planejada se concretize, passa-se por três etapas: a fantasia da agressividade, “e se eu agredir, o que acontece?” Mais tarde, vem o desejo de querer agredir, e ação. Qualquer pessoa tem esse potencial para agredir, o que as impede são os mecanismos psíquicos aprendidos e reforçados ao longo da vida pela educação recebida e vivências em família.

Fonte :http://redesoei.ning.com/forum/topics/o-combate-da-viol-ncia-e-do-bullying-para-obter-uma-educa-o-de

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