quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vídeo para realização da análise da conversação


TRANSCRIÇÃO DO CORPUS DE PESQUISA

O trecho é parte da transcrição de uma conversa ocorrida entre seis pessoas, com faixa etária de 23 a 35 anos, trabalhadores de uma empresa de contabilidade e auditoria, localizada na Paulista, região central de São Paulo.

J: A gente e o nosso joguinho ((risos)). Passei de fase, tô na 72 agora.
((barulho de garfo e faca batendo no prato))
A: Eu também, to na 100
J: A:: Aline, faz inveja não...
G: Que jogo é esse aí? /Montezuma?
J:         [[ Candy Crush!
A:
J: Você tem que juntar pelo menos três docinhos da mesma cor/
G: É Montezuma...
J: Só que tem fases né? Tem missões pra você baixar alimentos,/ estourar a:: gelatina.
G: Montezuma é assim... Eu acabei de apagar todos os jogos, só tenho um de basquete... Que eu jogo apostado com o meu irmão. (+)...
J:E ai fica nessa competição quem acaba primeiro”
A1: Jéssica? Tô indo lá!
J: Vai com Deus tá!
A:
G:        [[Tchau, boa sorte!
E:
T:
J: Estou de volta pro meu aconchego:::
 ((Risos))
J: Que antes era assim. É como diz, o bom filho a casa retorna.
 ((Risos))
J: Acho que tá gelado isso aqui. Vai gente, pode falar viu? Vai Thiago, fala alguma coisa aí!
G: [[Pode falar.
J: É pode falar que tá gravando;
A: Aí gente to ocupada comendo, Jéssica.
((barulho de garfo e faca batendo no prato))
J: Nossa quanto azuzinho!
G: Nossa, mô vício, né mano? Pô, vê se vocês jogam Montezuma gente.
A: Não. Esse daqui é mais legal
J: [[Mas tem que baixar”
G: O aplicativo é de graças.
A: Todo mundo joga esse daqui, ai você vai passando todos os seus amigos do Facebook.
T: Gente, vamos almoçar que tá na hora do almoço”
J: Aí Thiago::!
((Risos))
J: Não.
T: Fala aí Elson!
A: O Élson não tem moral nenhuma, fica no celular todo o dia.
E: Tá vendo eu no celular”
A: É que tá quebrado.
J: Ah, eu não tô jogando Thiago, to comendo. Só to gravando::
A: Eu só tenho 40 minutos pra fazer tudo, então...
((Risos))

/.../

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estudo teve como relevância a compreensão da estrutura e elementos conversacionais, temas relevantes quando se trata de linguagem e interação. 
Esse trabalho foi embasado no livro de Marcuschi, analisou uma situação conversacional cotidiana.

 E o objetivo final deste estudo é este, identificar e analisar os processos conversacionais de um determinado grupo dentro do campo da análise da conversação

Nenhum comentário:

Postar um comentário